Procrastinação

Alexandre F. Manussadjian

Você já percebeu que existe um ciclo quando você procrastina?

Tente perceber quando você tem uma tarefa, quais são seus comportamentos?

Você para para tomar um café, olha o Facebook, Instagram, para para responder mensagens no Whatsapp antes de começar alguma outra atividade?

Quando volta a fazer o que tinha iniciado nota que não fez nada, não saiu do lugar?

Temos a tendência de adiar o que fazemos. Algumas vezes por preguiça e outras por distrações. Nosso cérebro busca sempre economizar energia, e quando ele percebe a quantidade de energia que será necessária para determinada tarefa, ele procura adiá-la. Isso acaba se tornando um hábito ruim.
E quando se dá conta, você está adiando todas as tarefas importantes.

CAUSA

Como mencionado acima, o ato de procrastinar está ligado à preguiça de fazer aquilo que é importante, ou seja, deixar sempre para depois o que é preciso fazer agora. Mas quais as causas que estão por trás disso que geram esse problema sério que atrapalha não só a vida pessoal, mas também profissional?

Em primeiro lugar as distrações. Ao iniciar uma tarefa, outras coisas tiram a concentração e atenção e isso torna-se um hábito, como por exemplo ver o facebook, instagram, responder mensagens de whatsapp…

Outro fator importante é a ansiedade. Muitas pessoas não sabem gerenciar suas emoções e acabam ficando muito estressadas, o que gera uma ansiedade muito grande. Essas pessoas tendem a ficar muito preocupadas, com medo ou insegurança se vão conseguir terminar um projeto ou atividade e acabam se dedicando a coisas menores.

A falta de organização também é um fator determinante para a procrastinação, a pessoa perde tempo para achar as coisas, não sabe por onde iniciar um trabalho, sua vida e suas coisas estão em constante bagunça. A má gestão do tempo também faz o indivíduo procrastinar, acreditar que pode fazer uma tarefa em menos tempo do que ela realmente necessita. Quando a pessoa se dá conta, o tempo que ela tem não é suficiente, o que gera mais estresse e ansiedade.

A falta de concentração, atenção e motivação, também fazem com que a pessoa procure adiar suas tarefas.

COMO PARAR DE PROCRASTINAR?

Através de mudança de hábitos, trocando os hábitos negativos por hábitos positivos.

1. Identifique os padrões de procrastinação.

Que tarefas você costuma procrastinar e quais atividades tiram sua concentração.

2. Faça uma coisa de cada vez.

Fazer mais de uma atividade de uma vez faz com que o cérebro use mais energia e ele irá procurar poupar energia.

3. Evite estímulos externos.

Desligue ou tire o som do celular, não ligue a TV, avise as pessoas que está trabalhando.

4. Se utilizar da técnica pomodoro.

Ela  consiste em trabalhar com períodos de 25 minutos de foco total na tarefa, sem interferências externas, intercalados com pausas de 5 minutos para descanso ou entretenimento, com algo que não esteja relacionado com a tarefa que está sendo realizada. Após 4 ciclos de 25+5 minutos, realiza-se uma pausa maior, de 30 minutos.

5. Procure dividir a tarefa em etapas.

Isso ajuda a realizar, uma vez que a cada etapa que termina seu cérebro sente-se realizado de ter concluído o que você planejou e isso te motiva para ir pra próxima etapa.

6. Planeje e organize suas coisas.

Manter a sua casa, o seu local de trabalho organizado, irá lhe ajudar a ganhar tempo nas tarefas diárias e manter foco naquilo que é importante.

Alexandre F. Manussadjian