Na verdade é uma série de substâncias, hormônios e neurotransmissores, produzidos pelo nosso organismo, que agem no nosso cérebro e são responsáveis pelos nossos comportamentos, como nós nos sentimos, nossa motivação, bem estar, reações fisiológicas.
Primeiro vamos entender o que são os neurotransmissores. Eles são como mensageiros, substâncias químicas que agem na sinapse dos nossos neurônios, através dessas substâncias que as informações de um neurônio passa para o outro, e assim nosso cérebro entende o que precisa ser feito, gerando as reações pelo corpo todo.
A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso. As sinapses nada mais são do que o ponto de contato entre uma célula nervosa e outra célula excitável, a qual pode ser outro neurônio ou uma outra célula, como, por exemplo, uma célula muscular. E, a partir desse contato, há a transmissão de determinada informação.
Os hormônios apelidados de hormônios da felicidade são a Serotonina, Dopamina, Ocitocina e Endorfina.
Mas aqui trarei um pouco para vocês outros hormônios e neurotransmissores que também auxiliam e são responsáveis por comportamentos importantes para nosso nível de bem estar.
A produção e circulação desses hormônios e neurotransmissores no nosso organismo podem ser afetadas para menos ou para mais por nosso comportamentos , emoções ou por questões fisiológicas.
Vamos conhecer alguns desses hormônios e neurotransmissores e entender qual o papel deles e seus benefícios:
ADRENALINA : relacionada ao comportamento de luta e fuga
A noradrenalina, também é conhecida como norepinefrina, é um neurotransmissor que afeta a atenção, e as ações de resposta no cérebro. Também relaciona-se aos processos cognitivos de aprendizagem, criatividade e memória
DOPAMINA: Relacionada a motivação e comportamento de recompensa
A dopamina está associada a sentimentos de prazer e satisfação. Também está associada ao vício, movimento e motivação. Esse neurotransmissor é precursor da Adrenalina e da Serotonina. Outro fato importante é que ela está envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções e memória.
OCITOCINA: Relacionada ao amor e contato com as pessoas
Tem como função promover as contrações musculares uterinas, reduzir o sangramento durante o parto, estimular a liberação de leite materno, além de desenvolver o apego e empatia entre as pessoas, produzir parte do orgasmo e modular a sensibilidade ao medo. Esse hormônio foi apelidado de hormônio do amor.
GABA: Calma e controle
O ácido-gama-aminobutírico (GABA) é o principal neurotransmissor inibitório do cérebro, seu papel é de acalmar os nervos do sistema nervoso central. Altos níveis de GABA melhoram o foco mental e o relaxamento. Enquanto baixos níveis podem causar ansiedade e tem sido associados a epilepsia.
ACETILCOLINA: Ligada ao comportamento de aprendizado
É um neurotransmissor de caráter excitatório, que pode agir tanto nas sinapses neurais, quanto em placas motoras, que enviam sinais para os músculos. É o principal neurotransmissor envolvido no pensamento, aprendizado e memória.
GLUTAMATO: relaciona-se com a memória e aprendizagem
O glutamato é o neurotransmissor excitatório mais comum no cérebro e está envolvido em funções cognitivas, como o aprendizado e a memória. Também regula o desenvolvimento cerebral e a criação de novas vias cerebrais. Em grandes concentrações se torna tóxico para os neurônios, podendo até matá-los.
ENDORFINAS: relacionada a dor e a euforia
São liberadas no cérebro durante o exercício físico, excitação, a dor e a atividade sexual. As endorfinas produzem uma sensação de prazer e bem estar, e até mesmo euforia. As endorfinas também tem um papel importante em relação a dor, elas servem como um analgésico natural. Alguns alimentos como o chocolate e apimentados, também podem estimular a liberação de endorfinas.
SEROTONINA: relacionada ao humor e bem estar
Está relacionada a nossa sensação de bem estar, felicidade e nossos níveis de serotonina podem ser afetados pelos exercícios físicos e exposição a luz do sol. Ela também ajuda a regular o equilíbrio do humor, o ciclo do sono e a digestão. A regulação do sono acontece juntamente com a melatonina, que também auxilia na regulação intestinal.
Quer ter níveis adequados dessas substâncias no organismo, gerando mais bem estar e felicidade, então algumas dicas para isso são: