Vamos falar sobre Ansiedade?

Alexandre F. Manussadjian

Todos nós vivemos momentos de ansiedade no dia-a-dia.

Seja ao falar em público, em uma entrevista de emprego, na expectativa de uma data importante ou notícia...
No entanto, algumas pessoas vivenciam essa ansiedade de forma mais intensa e prejudicial.

A ansiedade, de maneira simples, é quando estamos sob pressão de algo, muito apreensivos, quanto estamos com uma preocupação, tensão. Já o Transtorno de Ansiedade é algo maior, e se diferencia do medo ou da ansiedade normal, adaptativos, por ser excessivo ou persistir além de períodos apropriados ao nível de desenvolvimento. Difere do medo ou da ansiedade provisória, e com frequência são induzidos por estresse, por serem persistentes.

Um dos fatores associados diretamente com a ansiedade é o estresse. O medo e a ansiedade são ou causam alterações nos nossos sentimentos e emoções, enquanto o estresse gera alterações no nosso organismo, alterações bioquímicas referentes a estes sentimentos e emoções vivenciados.

​SINTOMAS

Podem ser tanto fisiológicos quanto psicológicos.

Psicológicos: medos irracionais, timidez em excesso, lembranças ruins, preocupação, perfeccionismo, inquietação constante, pensamento obsessivo, nervosismo, dificuldade de concentração.

Físicos: insônia, tonturas, roer unhas, tensão muscular, dores, tremores, dor no peito e palpitações, dor de barriga.

​TIPOS DE ANSIEDADE

Transtorno de Ansiedade Generalizada: são aquelas pessoas que se preocupam com tudo à sua volta,
em um estado de preocupação constante, sem que exista uma razão específica. Considera-se ansiedade generalizada a partir do 4º mês com estas manifestações.

Transtorno de Ansiedade Social: são pessoas que não conseguem interagir com outras e não se sentem bem perto de estranhos. O indivíduo sente uma enorme angústia em todas as situações de interação social, e é conhecido também como Fobia Social.

​TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo): é um transtorno caracterizado por pensamentos repetitivos, negativos, estressantes, geralmente ruins e/ou desagradáveis. Eles surgem de forma insistente e tornam-se incontroláveis. popularmente essas compulsões são conhecidas como “manias”.

​Síndrome do Pânico: É o medo do medo. Aqui as crises começam quando a pessoa começa a se perguntar
o por quê de tudo. Porque estou vivo? Será que vou morrer? E se eu passar vergonha? A ansiedade gera um medo intenso, causando sintomas físicos e psicológicos, fazendo com que a pessoa pense que vai morrer.

Transtorno de estresse pós-traumático: caracteriza-se por um estado de angústia que vem logo após a pessoa viver uma experiência traumática. Gera inquietude, dificuldade para dormir e principalmente fantasia
de que o que ocorreu irá acontecer de novo.

O TRATAMENTO

​O tratamento inclui basicamente a psicoterapia e acompanhamento médico com uso de ansiolíticos. A Psicoterapia é um processo que pode ajudar, e muito, os indivíduos que sofrem com ansiedade, e é baseada
na relação entre um indivíduo e um psicólogo. Baseado em diálogo, ele fornece um ambiente de apoio que permite falar abertamente com alguém que é objetivo, neutro e sem julgamento, para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que impedem a pessoa de sentir o seu melhor.

O autoconhecimento dos medos e sintomas que podem gerar é fundamental no controle da ansiedade, além da aceitação e disciplina no tratamento. É importante a pessoa aceitar a ansiedade como qualquer outra doença, sem se sentir envergonhada.

​A prática de exercícios físicos, como caminhada, meditação e uma alimentação saudável também auxiliam muito no controle da ansiedade. Uma outra técnica indicada é a acupuntura, pois ela ativa pontos no cérebro que aliviam os sintomas.

​Atualmente, com a aprovação e liberação do conselho de psicologia para atendimento psicoterápicos online,
ficou muito mais fácil tratar e cuidar das crises de ansiedade. Principalmente para aquelas pessoas que sofrem de síndrome do pânico ou Agorafobia, e até mesmo em crises de ansiedade onde o indivíduo precisa de um apoio psicológico mais rápido e imediato. É possível da sua casa ou trabalho agendar com seu psicólogo uma consulta e aliviar os sintomas, tornando seu dia muito mais produtivo e saudável.

Alexandre F. Manussadjian